Raimundos tocando Ramones

Músicos tocando canções de seus ídolos. Algo que resume bem o que é um cover e também a ideia fundamental do "Versões", novo programa do Bis que estreia na próxima terça-feira. Embora seja comum ver artistas recriando sucessos de grandes nomes da música, a produção se propõe a levar isso a um patamar mais elevado. A intenção de reunir vários artistas é mostrar diferentes interpretações sobre músicas de diversos estilos. Entusiasmado com a proposta do programa, o diretor Pedro Secchin conta que o bom é ver como cada cantor ou banda se apropria do que está tocando. "O legal é conseguir juntar uma galera top, cantando um pessoal top e mostrando um resultado de alto nível. Para isso, vale a pena e a gente faz. Vemos aqui tanto as músicas que gostamos quanto outras que talvez não fôssemos conhecer em outro ambiente que não fosse esse, que não ouvimos na rádio", avalia Secchin.

O "Versões" vai apresentar Raimundos tocando Ramones; Silva cantando Marisa Monte; Ana Cañas interpretando Rita Lee; Mariana Aydar cantando Dominguinhos; Rodrigo Santos e Os Lenhadores tocando The Police e Banda Del Rey cantando Roberto Carlos, entre outros. Antes de cada show começar, a apresentadora Dedé Teicher fala um pouco sobre a trajetória do artista convidado. Cuidadosa, ela sempre pergunta ao músico se está se sentindo confortável com a forma como é mostrado por meio de seu texto. "Eu tenho de escolher as palavras certas. O texto tem de ter um charme, alguma coisa que abra um sorriso no rosto de quem está assistindo. É isso que busco e procuro me manter fiel ao que o artista está representando", revela Dedé.
Estúdio
Gravado no estúdio Boas Novas, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, que também serviu de cenário para o programa "Música Boa Ao Vivo", do Multishow, o "Versões" tem um clima intimista. Sem plateia e reunindo a banda em um círculo, a produção deixa o artista convidado à vontade com a câmera.  
Alguns artistas montaram o setlist para cantar pela primeira vez no programa, como foi o caso do Raimundos. Sem ter tido muito tempo para ensaiar, a banda repetiu cada canção até que ficassem perfeitas para seus ouvidos. "A gente deve tudo ao Ramones, então é a maior honra que posso ter como músico tocar as músicas que cresci ouvindo", declara o vocalista Digão. Mais do que apenas fazer um cover, os integrantes do Raimundos têm uma relação histórica com a banda que decidiram homenagear. Para Digão, foi o Ramones que o ensinou o que é o punk rock. "É muito legal o Bis botar isso no âmbito nacional. Principalmente, para as pessoas que usam a camisa do Ramones e não sabem quem eles foram. É preciso saber o nome de cinco músicas, pelo menos, para poder usar essa camisa", defende Digão, que vai apresentar 16 faixas dos ídolos no programa.
Apresentando o lado A e B de muitos artistas, o "Versões" entra no mundo dos cantores e bandas para mostrar quem esses ídolos da música admiram. A partir da seleção de canções expostas no programa, o espectador pode descobrir ou redescobrir algo que gostava de ouvir ou que até mesmo descobriu a partir daquele momento. (Raquel Rodrigues/TV Press)
comerciodojahu.com.br